Dr. Ricardo da Fonseca

Imagine que um dia você se olha no espelho e percebe que metade do seu rosto não responde aos seus sentimentos e expressões da mesma forma.

Essa é a realidade para muitas pessoas que enfrentam a paralisia facial, uma condição que pode alterar drasticamente a maneira como nos comunicamos e vivemos nosso dia a dia.

Para muitos, a paralisia facial não é apenas uma questão de aparência. Seu impacto pode ser profundo, afetando desde a confiança pessoal até as relações sociais e profissionais.

impacto psicológico da paralisia facial e a cirurgia plástica
A paralisia facial pode impactar não só na autoestima, como também nos relacionamentos sociais.

A paralisia facial pode resultar de várias causas, incluindo infecções virais, traumas ou condições autoimunes.

Esse dano ao nervo facial pode levar a uma paralisia temporária ou permanente, interrompendo a capacidade de controlar os músculos do rosto e, assim, comprometendo a expressão facial.

Se você sofre com isso, saibe que nas últimas décadas houve um grande avanço no tratamento das sequelas de paralisia facial.

Especialistas em cirurgia plástica têm desenvolvido técnicas inovadoras que ajudam a restaurar a simetria e a funcionalidade facial, oferecendo resultados impressionantes e renovando a qualidade de vida dos pacientes.

Procedimentos cirúrgicos avançados podem corrigir deformidades, restaurar a função muscular e melhorar significativamente a aparência estética, permitindo que os pacientes voltem a sorrir com plena liberdade.

Cirurgia Plástica Pediátrica: Deformidades Infantis
Existem diferentes procedimentos cirúrgicos dedicados a corrigir as sequelas da paralisia facial.

Quem é o médico especialista em tratamento cirúrgico da paralisia facial?

O cirurgião que realiza este procedimento é o especialista em Cirurgia Plástica, com experiência em Cirurgia Plástica Facial.

O Dr Ricardo da Fonseca, depois de completar 6 anos de estudo de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou 5 anos de residência médica para se tornar Cirurgião Plástico e depois disso passou 2 anos se aperfeiçoando em Cirurgia Craniofacial no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO), o maior hospital dedicado a cirurgia esquelética da América Latina. Além disso, esteve em importantes hospitais da Austrália e Canadá aprofundando seus conhecimentos em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.

Em 2017, Dr. Ricardo começou a atender em Curitiba, tendo atuado nos seguintes hospitais:

  • Chefe do Serviço de Cirurgia da Face do Hospital Universitário Cajurú, de 2018 a 2019.
  • Membro da equipe de Cirurgia Plástica Infantil do Hospital Pequeno Príncipe de 2018 a 2020.
  • Preceptor do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de 2019 a 2021.
  • Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, de 2020 a 2021.
  • Membro da equipe de Cirurgia Craniofacial do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie desde 2019.
  • Médico perito do estado de Santa Catarina e do Tribunal de Justiça do Paraná, desde 2021.
Cirurgião Plástico
Especialista em Cirurgia Plástica Facial

Abaixo você pode conferir alguns depoimentos dos meus pacientes.

Quais as sequelas da paralisia facial?

  • Olho seco ou lacrimejamento

O sintoma de olho seco pode se dar pela dificuldade de fechar completamente o olho ou por uma outra alteração chamada lagoftalmo. Isto é quando a pálpebra inferior fica muito flácida e altera a mecânica de drenagem da lágrima.

No meu artigo sobre blefaroplastia eu falo sobre o tratamento cirúrgico que é empregado, chamado cantoplastia. É uma cirurgia rápida, com cicatriz discreta e muito eficiente.

https://drricardodafonseca.com.br/blefaroplastia-cirurgia-das-palpebras/: Paralisia Facial: Cirurgia Plástica e Tratamento

Este tratamento pode ser realizado apenas com anestesia local.

  • Dificuldade para fechar o olho

Isto ocorre porque o nervo facial é responsável pelo músculo que fecha os olhos. O tratamento é bastante simples, com uma cirurgia rápida com a colocação de um peso de ouro dentro da pálpebra, o que levará ao fechamento ocular.

Este tratamento pode ser realizado apenas com anestesia local.

  • Sobrancelha caída

É comum que pessoas com paralisia facial unilateral tenham uma sobrancelha mais baixa que a outra.

O tratamento pode ser feito com uma cirurgia de lifting da sobrancelha, pela pálpebra, com uma cicatriz muito discreta.

Este tratamento pode ser realizado apenas com anestesia local.

Escrevi um artigo sobre este tratamento, o lifting de sobrancelha, que pode te interessar.

https://drricardodafonseca.com.br/lifting-de-sobrancelhas-plastica-facial/: Paralisia Facial: Cirurgia Plástica e Tratamento
tratamento cirúrgico da paralisia facial
Fotografia do drshaironzen.com mostrando um tratamento com a utilização de um músculo da mastigação para o sorriso, assim como uma frontoplastia, corrigindo a assimetria da sobrancelha.
  • Boca torta

A boca torta ocorre quando a paralisia facial acomete apenas um lado do rosto, deixando os músculos que fazem sorrir sem ação.

O tratamento pode ser feito levando um músculo da mastigação para o canto da boca. Com treino, a pessoa reaprende a sorrir, utilizando a musculatura da mastigação. É uma cirurgia rápida, segura e bastante previsível.

Outro tratamento é a reinervação dos músculos que elevam o lábio, exige microcirurgia e leva mais tempo para alcançar seu resultado.

cirurgia plástica e sequela de paralisia facial
A paralisia facial pode deixar várias sequelas, muitas são corrigidas com a Cirurgia Plástica.
  • Assimetria facial

Quando falamos na assimetria facial causada pela paralisia facial temos duas apresentações, uma com o rosto em repouso e outra com o rosto em movimento.

Sobre a assimetria facial com o rosto em repouso é o que chamam de face caída, ou derretida. Falarei mais sobre isso logo abaixo.

Sobre a simetria de movimento, ou simetria dinâmica, ao sorrir, fechar os olhos e mover a testa, o tratamento é feito com a microcirurgia. Uma cirurgia plástica que exige o uso de um microscópio, para “emendar” o nervo que foi cortado ou para pegar um nervo da perna e aplicar no rosto reinervando os músculos e trazendo o movimento novamente para eles.

  • Face caída

O aspecto de face caída é decorrente ao lado da face sem movimento muscular, sem tônus, a face fica flácida, com aspecto derretido.

O tratamento é a realização de um lifting facial, que leva a uma melhora importante da simetria do rosto em repouso.

Durante o lifting facial o cirurgião plástico pode tratar a musculatura da testa deixando os dois lados paralisados e melhorando a simetria dinâmica também.

No meu artigo sobre lifting faial você pode saber mais sobre o assunto:

https://drricardodafonseca.com.br/lifting-facial-fim-da-flacidez-e-rugas/: Paralisia Facial: Cirurgia Plástica e Tratamento
botox e paralisia facial de Bell
Em casos de paralisia de Bell, a toxina botulínica é muito útil no auxílio do tratamento com fisioterapia e fono.

A importância da toxina botulínica no tratamento da paralisia facial

O tratamento da paralisia facial com aplicação de toxina botulínica deve ser feito por um médico com experiência neste tipo de tratamento. É uma aplicação diferente das técnicas utilizadas para fins estéticos.

Tenho um artigo específico sobre o uso cosmético da toxina botulínica neste blog, você pode ler se tiver interesse em saber mais.

https://drricardodafonseca.com.br/todos-os-segredos-da-toxina-botulinica/: Paralisia Facial: Cirurgia Plástica e Tratamento
  • Como Funciona a Toxina Botulínica

A toxina botulínica atua bloqueando os sinais nervosos que causam a contração muscular. Quando injetada em pequenas quantidades nos músculos faciais, ela pode ajudar a relaxar esses músculos.

  • Benefícios da Toxina Botulínica no Tratamento da Paralisia Facial
  1. Redução de Espasmos e Sincinesia: A paralisia facial pode causar movimentos involuntários dos músculos (sincinesia) e espasmos. A toxina botulínica ajuda a reduzir esses movimentos, proporcionando um maior controle muscular.
  2. Melhora da Simetria Facial: A paralisia facial pode causar assimetria no rosto. A aplicação da toxina botulínica pode ajudar a equilibrar os dois lados do rosto, melhorando a aparência estética.
  3. Aumento da Autoestima: A melhora na aparência e na função facial pode ter um impacto positivo significativo na autoestima e na qualidade de vida do paciente.
  4. Tratamento Minimamente Invasivo: Comparado a outras opções, como a cirurgia, o uso da toxina botulínica é menos invasivo e tem um tempo de recuperação mais rápido.
  • Efeitos Temporários: Os efeitos da toxina botulínica são temporários, geralmente durando de 3 a 6 meses, o que significa que as injeções podem precisar ser repetidas.

paralisia facial e síndrome de Moebius
A paralisia facial pode ter diferentes causas, podendo ser identificada logo após o nascimento em algumas pessoas.

O que causa paralisia facial?

Uma alteração do funcionamento do nervo facial, ou de um de seus ramos. Pode ocorrer nos dois lados do rosto ou em apenas um (mais comum).

Quais são as causas mais comuns de paralisia facial?

A paralisia facial pode ser causada por diversos fatores. As causas mais comuns incluem:

  1. Infecções virais: Como herpes simples e herpes zóster, que podem inflamar o nervo facial.
  2. Acidente Vascular Cerebral (AVC): Que pode afetar as áreas do cérebro responsáveis pelo controle dos músculos faciais.
  3. Traumatismos: Lesões na face ou na cabeça podem danificar o nervo facial.
  4. Doenças autoimunes: Como esclerose múltipla e síndrome de Guillain-Barré.
  5. Tumores: Na cabeça, pescoço ou cérebro, que podem pressionar o nervo facial.
  6. Complicações cirúrgicas: Especialmente em cirurgias na face.

As causas podem ser muito variadas, abaixo temos uma matéria sobre um caso de paralisia facial relacionado ao COVID-19.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/05/01/homem-de-30-anos-tem-paralisia-facial-apos-se-infectar-com-a-covid-19-em-porto-velho.ghtml

paralisia facial e tratamento dos sintomas
A paralisia facial apresenta diferentes manifestações, dependendo do local em que o nervo facial foi afetado.

Quais são os sintomas da paralisia facial?

Os sintomas da paralisia facial podem variar dependendo da causa, mas geralmente incluem:

  1. Fraqueza ou paralisia em um lado do rosto: Isso pode dificultar fechar o olho ou mover a boca desse lado.
  1. Dificuldade para fazer expressões faciais: Como sorrir ou franzir a testa.
  1. Dor ou desconforto: Especialmente ao redor da mandíbula ou atrás da orelha no lado afetado.
  1. Perda de sensibilidade: Ou sensação de formigamento no rosto.
  1. Lacrimejamento ou salivação excessiva: Devido à dificuldade em controlar os músculos faciais.
  1. Alterações no paladar: Em alguns casos, pode haver uma diminuição do paladar na parte anterior da língua.
  1. Dificuldade para falar: Ou pronunciar palavras claramente.
tratamento da paralisia facial
A identificação rápida da paralisia facial aumenta as chances de sucesso do tratamento.

Como identificar a paralisia facial?

Identificar a paralisia facial pode ser desafiador para um leigo, mas alguns sinais e sintomas são bastante evidentes. Aqui estão algumas dicas para ajudar na identificação:

  1. Assimetria facial: Observe se um lado do rosto parece “caído” ou menos móvel que o outro. Isso pode ser mais evidente ao tentar sorrir ou fechar os olhos.
  1. Dificuldade em fechar um olho: A pessoa pode ter dificuldade em fechar completamente um dos olhos, o que pode levar a olhos secos ou lacrimejamento excessivo.
  1. Perda de expressões faciais: Note se há dificuldade em fazer expressões faciais, como levantar as sobrancelhas, franzir a testa ou mostrar os dentes.
  1. Alterações na fala: A paralisia facial pode afetar a capacidade de falar claramente, tornando a fala arrastada ou difícil de entender.
  1. Sensação de dormência ou formigamento: Embora menos comum, algumas pessoas podem sentir dormência ou formigamento no lado afetado do rosto.
  1. Dor ou desconforto: Pode haver dor ao redor da mandíbula ou atrás da orelha no lado afetado.

Qual o tempo de recuperação da paralisia facial?

O tempo de recuperação da paralisia facial pode variar bastante dependendo da causa e da gravidade da condição. Aqui estão algumas estimativas gerais:

  1. Paralisia de Bell: A maioria das pessoas começa a ver melhorias dentro de algumas semanas, com recuperação completa geralmente ocorrendo dentro de 3 a 6 meses. No entanto, algumas pessoas podem ter sintomas residuais por mais tempo.
tratamento da paralisia de Bell
Paralisia de Bell é a causa mais comum de paralisia facial, podendo acometer a mesma pessoa mais de uma vez.
  1. Paralisia causada por infecções virais: A recuperação pode ser mais rápida se tratada adequadamente, mas pode levar várias semanas a meses.
  1. Paralisia devido a traumatismos ou cirurgias: A recuperação pode levar vários meses, dependendo da extensão do dano ao nervo facial.
  1. Paralisia associada a AVC: A recuperação pode ser mais complexa e prolongada, muitas vezes exigindo reabilitação intensiva.

A paralisia facial tem cura?

Sim, a paralisia facial pode ter cura, dependendo da causa subjacente e da gravidade da condição.

Em alguns casos a mudança de posição de um músculo da mastigação para o sorriso é necessário para reestabelecer a função social do rosto.
  1. Paralisia de Bell: A maioria das pessoas se recupera completamente dentro de 3 a 6 meses, muitas vezes sem necessidade de tratamento específico. Em alguns casos, medicamentos como corticosteroides podem acelerar a recuperação.
  1. Infecções virais: Se a paralisia for causada por uma infecção viral, o tratamento adequado da infecção pode levar à recuperação completa.
  1. Traumatismos ou cirurgias: A recuperação vai depender da localização da lesão do nervo facial e se foi uma lesão completa ou parcial. Muitas vezes há melhora apenas com tratamento com aplicação de toxina botulínica e fisioterapia. Outros casos irão necessitar de uma microcirurgia para “emendar” o nervo machucado.
  1. AVC: A recuperação pode ser mais complexa e prolongada, mas com reabilitação intensiva, muitas pessoas conseguem melhorar significativamente.
  1. Doenças autoimunes e tumores: O tratamento da condição causadora pode ajudar na recuperação da paralisia facial.
Cirurgião Plástico Curitiba
Dr. Ricardo da Fonseca atua no tratamento cirúrgico da paralisia facial e realiza aplicação de toxina botulínica.

Tratamento da Paralisia Facial em Curitiba

Com mais de 10 anos de experiência, o cirurgião plástico Dr. Ricardo da Fonseca se dedica a se aprimorar nesta área médica, desde 2012.

Nosso consultório fica no bairro Juvevê, ele está à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a alcançar seu objetivo. 

Oferecemos um atendimento realmente exclusivo e as consultas levam o tempo que for necessário.

Utilizamos as melhores práticas para a cirurgia e, no pós-operatório, você recebe assistência humanizada e cuidadosa. 

O Dr. Ricardo realiza a cirurgia do início ao fim, deixando o centro cirúrgico somente depois da paciente acordar e estar bem.

O pós-operatório é acompanhado pessoalmente pelo Dr. Ricardo, que deixa seu telefone pessoal disponível para todas as suas pacientes operadas.

tratamento do olho e da pálpebra na paralisia facial
A incapacidade de fechar o olho, deixando o seco e desprotegido pode ser totalmente corrigido com uma cirurgia plástica simples.

Como tratar a paralisia facial em casa?

Você deve buscar a orientação de um fisioterapeuta especializado que ensinará os melhores exercícios para recuperar a paralisia facial.

A fisioterapia ajuda na recuperação da paralisia facial?

Sim, a fisioterapia pode ser muito útil na recuperação da paralisia facial. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a fisioterapia pode ajudar:

  1. Exercícios faciais: A fisioterapia inclui exercícios específicos para fortalecer os músculos faciais e melhorar a coordenação.
  1. Massagem: Técnicas de massagem podem ajudar a reduzir a rigidez e melhorar a circulação sanguínea na área afetada.
  1. Estimulação elétrica: Em alguns casos, a estimulação elétrica pode ser usada para ativar os músculos faciais. Atenção, que este tratamento não deve ser usado na fase inicial da paralisia facial causada por traumas ou cirurgias.
  1. Treinamento de movimentos: A fisioterapia pode ajudar a reaprender e praticar movimentos faciais, como sorrir, franzir a testa e fechar os olhos.
  1. Orientação e suporte: O fisioterapeuta pode fornecer orientação sobre como realizar exercícios em casa e monitorar o progresso.

A fisioterapia é geralmente personalizada para atender às necessidades específicas de cada paciente, e a participação um fisioterapeuta experiente, no tratamento, faz uma grande diferença na recuperação.

Paralisia facial e gravidez

A paralisia facial durante a gravidez, especialmente a paralisia de Bell (explicamos sobre a Paralisia de Bell no início deste artigo), é uma condição que pode ser preocupante, mas geralmente tem um bom prognóstico.

A maioria das mulheres grávidas com paralisia de Bell se recupera completamente dentro de algumas semanas a meses, especialmente com tratamento adequado

Por que ocorre Paralisia Facial na Gravidez?

Mulheres grávidas, especialmente durante o terceiro trimestre e no período pós-parto imediato, são mais suscetíveis à paralisia de Bell. Algumas teorias sugerem que isso pode ser devido a:

  • Aumento de fluidos no corpo: O que pode levar ao inchaço dos nervos e tecidos faciais.
  • Alterações hormonais: Que podem afetar a função nervosa.
  • Hipertensão gestacional: Que é mais comum em gestantes com paralisia de Bell.
paralisia facial por estresse e gravidez
A paralisia facial relacionada à gravidez e ao estresse tende a melhorar sem nenhum tipo de cirurgia.

Estresse e paralisia facial

O estresse pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da paralisia facial, especialmente na forma conhecida como paralisia de Bell(explicamos sobre a Paralisia de Bell no início deste artigo).

Como o Estresse Pode Contribuir Para a Paralisia de Bell?

  1. Baixa Imunidade: O estresse crônico pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções virais que podem inflamar o nervo facial.
  2. Inflamação: O estresse pode aumentar os níveis de inflamação no corpo, o que pode afetar o nervo facial e levar à paralisia.
  3. Fadiga e Cansaço Extremo: O estresse pode causar cansaço extremo, que também pode contribuir para a vulnerabilidade do nervo facial.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente as chances de recuperação completa

Paralisia facial em crianças

Sobre este tema, leia no outro artigo que escrevi:

https://drricardodafonseca.com.br/paralisia-facial-em-criancas/: Paralisia Facial: Cirurgia Plástica e Tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *