Imagine olhar para as mãos do seu bebê e perceber que dois ou mais dedos estão unidos, como se fossem uma extensão um do outro.
Essa é a realidade para algumas pessoas que nascem com uma condição chamada sindactilia.
Esse termo, um pouco incomum, descreve uma malformação congênita onde os dedos das mãos ou dos pés ficam “colados” entre si.
Embora seja uma condição que afeta a aparência e a função dos membros, a sindactilia pode ser corrigida com tratamento médico.
Qual o melhor médico para tratar sindactilia?
O especialista que trata a cindactilia é o cirurgião plástico que se especializou em cirurgia plástica pediátrica ou o cirurgião de mão (cirurgião plástico ou ortopedista).
Com mais de 10 anos de experiência, o cirurgião plástico Dr. Ricardo da Fonseca se dedica a se aprimorar nesta área médica, desde 2012.
Nosso consultório fica no bairro Juvevê, ele está à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a alcançar seu objetivo.
Oferecemos um atendimento realmente exclusivo e as consultas levam o tempo que for necessário.
Utilizamos as melhores práticas para a cirurgia e, no pós-operatório, você recebe assistência humanizada e cuidadosa.
O Dr. Ricardo realiza a cirurgia do início ao fim, deixando o centro cirúrgico somente depois da paciente acordar e estar bem.
O pós-operatório é acompanhado pessoalmente pelo Dr. Ricardo, que deixa seu telefone pessoal disponível para todas as suas pacientes operadas.
O Dr. Ricardo da Fonseca se especializou em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e Cirurgia Plástica Infantil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde (INTO).
E também realizou fellows em renomados hospitais da Austrália (The Royal Children’s Hospital) e Canadá (Sick Kids), adquirindo experiência no que há de melhor na sua área.
Neste link você pode ler sobre minha visão sobre a cirurgia plástica pediátrica:https://drricardodafonseca.com.br/cirurgia-plastica-pediatrica/
Abaixo você pode conferir alguns depoimentos que meus pacientes deixaram no Google e no Doctoralia:
O que é sindactilia?
É uma deformidade congênita da mão ou do pé, na qual ocorre a fusão de um ou mais dedos.
Os dedos nascem unidos pela pele e em alguns casos pelos ossos também.
O que é sindactilia simples?
Existem vários tipos de sindactilia, a simples é quando os dedos são unidos apenas por uma membrana de pele.
Este é o tipo que apresenta melhor resultado de tratamento e menor risco de complicações.
Quais são as causas da sindactilia?
Geralmente esta mal formação ocorre na fase em que o bebê ainda é um embrião e está relacionada com alterações genéticas.
Algumas síndromes como Apert tem relação com a sindactilia.
Qual a chance de ter sindactilia?
Nascer com os dedos unidos por ocorrer em uma a cada 2 mil crianças nascidas.
Sindactilia causa dor?
Não é comum o sintoma de dor.
Sindactilia tem cura?
Sim, com tratamento cirúrgico.
Quando operar sindactilia?
A união entre os dedos pode precisar de um tratamento mais rápido, entre os 3 e 6 meses, quando há uma fusão envolvendo o polegar e o dedo mínimo. Desta forma o desenvolvimento da mão não é prejudicado.
A união entre os demais dedos pode ser operada depois de um ano completo, quando há mais segurança para o procedimento sob anestesia geral.
Como é feita a cirurgia para corrigir a sindactilia?
A cirurgia envolve um retalho de pele que precisa ser muito bem planejado e muitas vezes requer o enxerto de pele. Por isso é uma cirurgia feita principalmente por cirurgiões plásticos.
Quais as complicações da cirurgia para tratar a sindactilia?
Pode haver uma cicatrização feia, demora na cicatrização, lesão da sensibilidade do dedo operado e até alteração do movimento do dedo.
Qual a diferença entre sindactilia e polidactilia?
A sindactilia ocorre quando os dedos nascem unidos, por fusão óssea ou apenas uma membrana de pele.
Pode haver sindactilia e polidactilia ao mesmo tempo, o que é mais comum quando há uma polidactilia complexa, com mais de 6 dedos.